TÔNICO DE CHÁ DE CAVALINHA PARA COMBATER A QUEDA DE CABELO

Cavalinha foi usada na medicina tradicional para tratar unhas quebradiças, feridas, úlceras, fraturas e problemas renais. Por conter sílica abundante ela pode ser usado para promover a saúde da pele e do cabelo. Você ficaria chocado ao saber sobre os tipos de benefícios que essa erva estranha tem.

Como a cavalinha pode ajudá-lo?

Cavalinha é nativa do sudeste da Ásia tropical . Ela tem sido usada em locais como erva medicinal para curar feridas e espasmos musculares . Suas hastes são utilizadas no tratamento da queda de cabelo como estimulante do crescimento capilar.

Estudos relatam que os extratos de cavalinha possuem atividades antioxidantes e antibacterianas . Sua decocção atua como diurético.

Quais os benefícios da cavalinha?

1. Reduzir a queda de cabelo:

A perda de cabelo é resultado de complexas interações hormonais em seu corpo (Saiba porque seu cabelo está caindo) .

A medicina antiga usava uma solução de cavalinha para fortalecer os cabelos . Estudos recentes sugerem que suas hastes têm efeitos protetores para os cabelos. Verificou-se que o ácido palmítico está envolvido ativamente no bloqueio das enzimas.

Altos níveis de radicais livres também podem estimular a queda de cabelo. Cavalinha contém antioxidantes como quercetina , kaempferol e outros flavonóides que eliminam os radicais livres da corrente sanguínea.

Ferva uma porção de cavalinha com 1 copo de água, deixe esfriara e aplica nos cabelos como ultimo enxague. Isso pode ajudar a prevenir infecções capilares.

2. Trata pedras nos rins

As pedras nos rins (cálculos) se formam quando sua urina tem níveis muito altos de cálcio e oxalato . Se forem pequenas ( <5 mm ), as pedras podem ser lavadas na urina com hidratação e medicamentos. Muitas ervas podem aumentar a produção de urina.

Cavalinha pode ser usada para fazer preparações diuréticas potentes .

3. Fortalece unhas

Cavalinha tem uma boa quantidade de vitamina C , cálcio e compostos fenólicos que podem exibir propriedades anti-sépticas . A planta também pode ser usada para fortalecer unhas quebradiças.

A deficiência de ferro nas mulheres causa rugas e rachaduras nas unhas.

4. Promove a saúde óssea

Esta planta é uma das poucas que têm cálcio e silício. Juntamente com o cálcio e a vitamina D, o silício é essencial para a formação e reconstrução dos ossos . Uma dieta / alimento adequados é a melhor fonte para suprir esse oligoelemento.

O chá de cavalinha pode ser útil nos primeiros estágios de fratura óssea. Também pode ajudar a reduzir a gravidade da osteoporose.

A medicina tradicional usa essa erva para curar lesões no tecido conjuntivo também. A sílica no rabo de cavalo ajuda na absorção de cálcio , o que, por sua vez, ajuda na síntese de colágeno . O colágeno fortalece o tecido conjuntivo e reconstrói o tecido saudável ao redor das feridas.

5. Possui atividade antimicrobiana

De acordo com pesquisas recentes e medicina tradicional, os extratos de cavalinha têm excelente atividade antimicrobiana .

Várias moléculas ativas foram identificadas nesta planta. Eles incluem ácidos inorgânicos, ácidos fenólicos , flavonóides , alcalóides e componentes voláteis.

Quais são os componentes ativos da cavalinha?

Cavalinha têm flavonóides, incluindo quercetina, isoquercetina , apigenina e kaempferol. Esteróis como ß-sitosterol , campesterol e isofucosterol também estão presentes.

 Ácidos cinâmicos , ácido cafeico , ácidos cafeico- shiquímicos , ácido ferúlico e ácido equisetólico são alguns ácidos fenólicos presentes na planta.

Acima de tudo, as cavalinhas são abundantes em ácido silícico e sais de potássio.

E todos esses componentes faz a cavalinha ter um valor medicinal considerável.

Como usar cavalinha

  • A opção mais simples (mas não a mais segura ) de usar rabo de cavalo seria comer os brotos macios / jovens . Isso é antigo. No entanto, muitos cientistas não concordam com essa opção.
  • Você pode tentar ter cápsulas de rabo de cavalo secas . Eles também são uma rica fonte de sílica.
  • A preparação mais segura e mais explorada é o chá de cavalinha . Você pode fazê-lo com hastes frescas / secas de cavalinha.

Uma maneira simples de fazer chá de cavalinha / infusão

O que você precisa
  • Hastes secas de rabo de cavalo: 2-3 colheres de chá / xícara ou chá a granel (use a quantidade sugerida)
  • Água: 3-4 xícaras (1 xícara = 250 ml)
  • Bule / chaleira: pequenas e médias
  • Adoçante de sua escolha: a gosto
Vamos fazer!
  1. Deixe a água ferver em uma chaleira / recipiente.
  2. Adicione a cavalinha (1 colher de chá para cada xícara de água; 1 xícara = aproximadamente 250 ml) a um bule vazio.
  3. Quando a água estiver pronta, despeje-a na erva.
  4. Deixe em infusão por cerca de 5 a 10 minutos.
  5. Coe o chá em copos de servir.
  6. Adicione a quantidade necessária de adoçante.
  7. Aproveite em um dia frio de inverno!

Esse chá sem açúcar pode ser usado para aplicar no couro cabeludo durante a finalização, não precisa enxaguar.

Qual é a dose recomendada para rabo de cavalo?

O ideal é consumir duas xícaras do chá de cavalinha por dia, uma de manhã e outra à tarde.

Nota: Não deve ser consumida por gestantes, pessoas que têm pressão baixa, insuficiência renal e por aqueles que usam medicamentos diuréticos e anti-hipertensivos.

Quais são os riscos e efeitos adversos da cavalinha?

A cavalinha contém uma proteína chamada tiaminase . A enzima quebra a tiamina ( vitamina B1 ). Isso causa deficiência de tiamina e desencadeia as complicações correspondentes .

Cavalinha é pensado para ter traços de nicotina. Se você é alérgico à fumaça do tabaco , pode desenvolver erupções cutâneas e dermatite seborreica.

Não  informações suficientes sobre a segurança da cavalinha em mulheres grávidas ou lactantes (no entanto é melhor evitar).

Além disso, existem possíveis interações medicamentosas com:

  • Medicamentos antidiabéticos
  • Diuréticos
  • Medicamentos para infecção renal / do trato urinário

Devido a esses problemas, tomar cavalinha por via oral é considerado tóxico.

A menos que seja aconselhado pelo seu médico, é melhor escolher uma formulação tópica ou um remédio herbal / sintético alternativo e mais seguro.

Em suma

Cavalinha é uma planta única que tem características de uma erva daninha e uma erva . Possui altos níveis de sílica, potássio, flavonóides e ácidos fenólicos e contém outras moléculas voláteis.

Eles oferecem sinergicamente benefícios anti-inflamatórios, analgésicos, fortalecedores para cabelos e unhas e diuréticos. Tornar rabo de cavalo uma parte do seu kit de remédios de ervas não é uma má idéia. No entanto, consulte um médico antes de fazê-lo.

Se recomendado, você pode escolher entre suplementos de cavalinha e chá preparado. Experimente a nossa receita simples para experimentar a magia deste fóssil vivo. Compartilhe seus comentários e perguntas na seção abaixo. Em breve entraremos em contato!

Mais posts

TÔNICO DE HIBISCO🌺PARA FAZER O CABELO CRESCER MAIS RÁPIDO

TÔNICO DE HIBISCO🌺PARA FAZER O CABELO CRESCER MAIS RÁPIDO

Os tônicos são super importantes quando se trata de crescimento capilar e combate a queda de cabelo! Você que está ligadinha aqui, já deve ter visto o maravilhoso óleo caseiro de hibisco 🌺 e hoje eu trouxe um tônico incrível, super fácil de fazer e que proporciona um...

ÓLEO DE RÍCINO NA NUTRIÇÃO E PRE POO

ÓLEO DE RÍCINO NA NUTRIÇÃO E PRE POO

Sabe aquela receitinha super fácil e que o resultado nos cabelos é maravilhoso? Pois bem, essa é uma delas! No artigo anterior eu mostrei como usar o óleo de rícino no seu shampoo, para acelerar o crescimento, evitar a quebra de cabelo e muitos outros beneficio (VEJA...

ÓLEO DE RÍCINO NO SHAMPOO PARA CRESCIMENTO E QUEBRA

ÓLEO DE RÍCINO NO SHAMPOO PARA CRESCIMENTO E QUEBRA

Que o óleo de rícino é famoso para crescimento dos cabelos, já sabemos mas, ele não tem apenas essa função, suas propriedades podem tratar das pontas duplas, pontas ressecadas, quebra e queda de cabelo e também trata da caspa e seborreia no couro cabeludo, nesse...

Hidratação

Cronograma Capilar